Conheça as máquinas transpaleteiras e suas principais funções
As máquinas transpaleteiras (também chamadas de “paleteiras”) são essenciais para agilizar processos logísticos e reduzir o esforço físico dos operadores. Muito utilizadas em armazéns e centros de distribuição, elas basicamente facilitam o transporte de cargas paletizadas – ou seja, que se encontram em paletes.
Como componentes dessas máquinas, podemos encontrar os garfos (que são estruturas que sustentam a carga, ajustáveis em alguns modelos), as rodas (geralmente feitas de nylon, poliuretano ou borracha, dependendo do tipo de superfície), as bombas hidráulicas (que permitem elevar as cargas em modelos manuais ou semielétricos), as baterias (que fornecem energia em modelos elétricos) e os painéis de controle (que permitem comandar os equipamentos em modelos elétricos).
No mercado, é possível encontrar alguns tipos de máquinas transpaleteiras. Para escolher o melhor modelo para sua operação, é preciso levar em conta a capacidade de carga necessária, se o trabalho será feito em longas ou curtas distâncias, se será preciso elevar cargas acima do solo, se o local de trabalho é espaçoso o suficiente para manobras e o orçamento disponível. Para te ajudar nessa escolha, aqui vão algumas informações sobre os tipos de transpaleteiras disponíveis.
As máquinas manuais não precisam de energia elétrica e contam com alavancas para erguer e movimentar as cargas. Elas são ideais para uso em curta distância, com cargas leves a moderada, e são econômicas, contando com uma manutenção simples.
As máquinas elétricas, por sua vez, contam com motores para movimentação e/ou elevação das cargas. Elas são capazes de transportar maiores volumes e percorrer distâncias maiores em comparação às máquinas manuais, mas requerem recarga ou substituição de baterias ao longo de seu uso.
Já as máquinas semielétricas misturam características das duas versões. Normalmente, seu movimento é manual, mas a elevação dos paletes é elétrica. Assim, elas são econômicas e práticas para operações intermediárias.
Por último, temos as máquinas pantográficas, que oferecerem maior função de elevação, podendo ser usadas para posicionar cargas em prateleiras mais altas. Por isso, elas são utilizadas em locais com necessidade de manuseio vertical de carga.
Em todos esses modelos, é importante se atentar para as manutenções, investindo em inspeções regulares para evitar problemas inesperados, e também tomar cuidados em relação à segurança, respeitando os limites de carga, usando os EPIs necessários e investindo no treinamento dos operadores.
De modo geral, as máquinas transpaleteiras são grandes aliadas, reduzindo o esforço físico, prevenindo lesões de operadores e aumentando a produtividade. Sua variedade de modelos também é um grande ponto positivo, pois faz com que essas máquinas atendam a várias necessidades.
Para obter mais informações sobre essas máquinas e para garantir a escolha correta para sua operação, entre em contato com o time de vendas da Tradimaq! Temos uma equipe com vasto conhecimento para te ajudar, contando com as melhores opções do mercado e um excelente custo-benefício para o seu negócio!