Pular para o conteúdo
Logística

Conheça as principais máquinas do setor de siderurgia

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na siderurgia, o processo de produção de aço envolve uma série de máquinas e equipamentos altamente especializados que são responsáveis por realizar diferentes etapas da produção, desde a extração de minérios até o acabamento do produto final. 

Além das máquinas que trabalham diretamente com o minério e o aço (como alto-forno, convertedor e laminação), as máquinas de movimentação são extremamente importantes para o bom funcionamento do setor, pois são utilizadas desde o momento da entrada das matérias-primas, passando pelo transporte interno nas usinas, até a saída do produto final.

Conheça agora algumas das principais máquinas de movimentação que fazem parte desse processo e entenda sua função nesse setor essencial da economia brasileira.

 

Pás-carregadeiras

Utilizadas para carregar e movimentar materiais a granel dentro da planta siderúrgica, as pás-carregadeiras podem ter uma capacidade de carga que varia entre 2 e 8 toneladas. Suas rodas grandes são ideais para garantir a mobilidade em terrenos irregulares, e suas pás podem ser substituídas por diferentes tipos de conchas, dependendo do material que está sendo manuseado.

 

Empilhadeiras

Também utilizadas para movimentar materiais a granel, as empilhadeiras ainda podem transportar sucata, paletes de aço e outros produtos. Sua capacidade de carga varia entre 2 a 8 toneladas, e elas são projetadas para operar em espaços fechados, permitindo manobras rápidas e seguras.

 

Guindastes

No caso das movimentações de materiais pesados, como lingotes, tarugos e outras peças grandes de aço, são usados guindastes – que, além de transportar, também levantam esses materiais. Eles podem ser usados tanto em áreas internas quanto externas, e são essenciais no setor.

 

Tratores e caminhões pesados

Essa é mais uma opção para transporte de materiais a granel, sendo usada principalmente para a movimentação de áreas externas da usina para as zonas de processamento, como os fornos ou silos. Tratores e caminhões têm capacidade de carga muito variável, podendo chegar a até 100 toneladas, e também são essenciais para a logística entre diferentes partes da planta e entre a usina e o mercado.

 

Esses são apenas alguns exemplos de maquinários muito utilizados na siderurgia e que podem ser encontrados na Tradimaq, tanto para locação quanto para venda. Consulte nossos consultores e conheça também nossas opções de assistência técnica, com equipe de excelência para cuidar de seus equipamentos!

Artigos
relacionados

Empilhadeiras

Conheça mais sobre máquinas retráteis e suas funções

Máquinas retráteis são equipamentos que possuem a capacidade de movimentar-se de forma compacta. Assim, elas podem recolher ou esconder algumas ...

Empilhadeiras

Série VX: conheça a linha de tradição e desempenho das empilhadeiras Yale

As empilhadeiras Yale são conhecidas no mundo todo por sua qualidade e alta eficiência. São vários modelos que buscam atender ...