Empilhadeiras e Câmara Fria: Uma relação que requer cuidado
Você tem um negócio que utiliza câmara fria para armazenamento e está em dúvida sobre como lidar com suas empilhadeiras nessa área? Venha conosco descobrir algumas particularidades desse tipo de serviço.
Por conta das baixas temperaturas dentro da câmara fria, é necessário ter cuidados especiais em relação às empilhadeiras. É que o ambiente pode afetar a capacidade das baterias, prejudicar a lubrificação e ainda influenciar a produtividade das máquinas.
Cuidado 1: a escolha do equipamento
Ao escolher uma empilhadeira, sempre verifique se esta é apta a operar nesse tipo de local, e dê preferência para baterias de lítio, que podem ser recarregadas em ambientes frios e também apresentam maior tempo de funcionamento.
Separe, ainda, os equipamentos que operarão em câmara fria daqueles que serão utilizados em ambientes de temperatura comum. Esse cuidado evitará que uma máquina seja utilizada em temperatura ambiente e passe pelo processo de condensação da água, a deixando molhada. Caso essa máquina seja posteriormente colocada em câmara fria, a água congelará e danos severos podem ocorrer.
Cuidado 2: a preparação do ambiente
Invista sempre em uma antecâmara, ou seja, uma pequena sala dentro da câmara fria, onde as empilhadeiras serão armazenadas.
Essa antecâmara deve ficar em uma temperatura média de 5°C, para que seja possível proteger os elementos da máquina e, ainda assim, evitar que ocorra o processo de condensação explicado anteriormente.
Além disso, tente otimizar o interior da câmara para facilitar o uso da empilhadeira e, assim, permitir que ela e o operador fiquem menos tempo no ambiente gelado. Isso pode ser feito através da organização dos materiais e do espaço disponíveis, facilitando a movimentação interna.
Cuidado 3: a preparação do equipamento
Outro ponto crucial para a boa utilização de empilhadeiras em câmaras frias é o aquecimento do maquinário, o qual deve ser feito pelo operador por cerca de 5 minutos antes de sua utilização. A ideia é aquecer o interior das peças para que a temperatura da câmara não afete o funcionamento da máquina.
Para esse aquecimento, basta que as funções hidráulicas sejam acionadas algumas vezes, ativando funções de elevação, inclinação e deslocamento lateral.
Por mais que seja necessário ter cuidados específicos nesse tipo de serviço, manter a qualidade de seu maquinário em operações em câmara fria não é algo complicado. E caso você sinta alguma dificuldade ou precise de auxílio na manutenção, é só entrar em contato com a Tradimaq. Teremos sempre profissionais capacitados para te atender!