EPIs: equipamentos que salvam vidas!
Você sabia que o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de mortes resultantes de acidentes de trabalho? Esse é um dado alarmante, e o mais impactante é saber que boa parte desses acidentes poderia ser evitado com algo simples: o uso de EPIs. Para reverter essa situação, é preciso sempre frisar a importância do uso dos equipamentos de proteção individual pelos funcionários, e dar a eles as melhores condições para manter a segurança durante o período de trabalho. Dê uma olhada nos pontos a seguir para entender melhor sobre esse assunto.
O que caracteriza um EPI?
A importância dos EPIs é tão significativa, que o Ministério do Trabalho e Emprego criou uma Norma Regulamentadora (NR 6) totalmente voltada para esse assunto. Segundo esta, EPI é “todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador que tem como finalidade protegê-lo de riscos ou ameaças à segurança e à saúde”. Assim, as opções de EPIs variam de acordo com cada função, mas sua utilização é sempre imprescindível.
O que a empresa precisa fornecer em termos de EPI?
Toda empresa precisa disponibilizar gratuitamente os EPIs necessários para o exercício seguro das funções de seus funcionários. Também é obrigação da empresa que esses equipamentos estejam em perfeito estado de conservação e que sejam de qualidade, regulamentados pelo órgão nacional competente, tendo o chamado Certificado de Aprovação. Apesar de ser de uso individual, a empresa precisa exigir seu uso pelos funcionários e também fornecer a eles todas as informações e os treinamentos necessários para que sua utilização seja feita da forma correta.
O que os funcionários precisam fazer em termos de EPI?
A segurança deve ser buscada por todos, mas cada funcionário precisa ter ciência da sua necessidade para resguardar sua própria vida. Assim, antes de fazer qualquer trabalho, o colaborador precisa se certificar de que tem à disposição os equipamentos necessários para fazer um serviço seguro. Precisa também verificar se os EPIs estão dentro do prazo de validade e são do tamanho adequado para o uso. Precisa, ainda, usá-lo durante todo o período do trabalho que gere risco.
Além disso, é necessário seguir as informações disponibilizadas pelos fabricantes e reportar qualquer problema ao seu superior, tendo o direito de se negar a fazer um trabalho que considere inseguro. Os EPIs, literalmente, salvam vidas. Eles foram criados com o intuito de possibilitar o bem-estar dos trabalhadores, e por isso jamais devem ser negligenciados.
A conscientização sobre sua importância precisa ser feita dia a dia, para que não haja nenhum descuido em seu uso. Por isso, não deixe de usar EPI e também não permita que alguém deixe de usá-lo sob sua supervisão. Mais do que um ato de responsabilidade, essa é uma atitude de amor para com a vida.