Pular para o conteúdo
Segurança

O que são NRs e como elas são importantes para o seu negócio

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Como uma forma de promover a segurança e a saúde no trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego passou a criar, a partir de 1978, as Normas Regulamentadoras (NRs). Numeradas e organizadas de forma sistêmica, essas normas são disposições legais que estabelecem requisitos e diretrizes relacionadas ao tema, garantindo a proteção dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais.

Atualmente, a legislação brasileira conta com 37 NRs – que são periodicamente revisadas e atualizadas –, e cada uma delas aborda diferentes aspectos da segurança e saúde no trabalho. Como ponto em comum, todas elas definem as responsabilidades de empregadores e colaboradores, apontando que empregadores devem garantir um ambiente seguro e saudável, enquanto colaboradores devem seguir as normas e utilizar os EPIs fornecidos.

Além disso, muitas das NRs trazem em seu conteúdo a exigência de que colaboradores recebam treinamentos específicos para suas atividades, permitindo, assim, que estes reconheçam os riscos presentes em seu trabalho e adotem as medidas de segurança necessárias.

A NR 35, por exemplo, define os requisitos e as medidas de proteção para a realização de atividades em altura. Ela exige a elaboração de um plano de trabalho, treinamento dos trabalhadores, uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a supervisão das atividades, além de destacar a necessidade de medidas de prevenção de quedas e a utilização de sistemas de ancoragem, plataformas e andaimes adequados.

Uma outra norma regulamentadora de extrema importância é a NR 11, que estabelece diretrizes para o transporte e a movimentação de materiais, visando à segurança dos trabalhadores. Ela ainda inclui informações sobre a utilização de equipamentos, como empilhadeiras, paleteiras e outros dispositivos de movimentação, e enfatiza a importância do planejamento da movimentação de cargas e o treinamento adequado dos operadores.

Para se certificarem de que as NRs estão sendo colocadas em prática, o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho contam com a ajuda de órgãos fiscalizadores, os quais possuem a prerrogativa de aplicar multas e outras penalidades em caso de não cumprimento.

Porém, a importância da aplicação correta de NRs nos ambientes de trabalho vai muito além da questão legal. Elas se mostram essenciais para a proteção dos colaboradores e a promoção de uma cultura de segurança nas operações. 

Por isso, não deixe que sua empresa descumpra quaisquer exigências dessas normas e mantenha seus colaboradores sempre atualizados em relação às NRs que se aplicam ao seu local de trabalho. Elas salvam vidas!

Artigos
relacionados

Segurança

Entenda a importância do isolamento em áreas de trabalho

A segurança deve ser sempre um dos pilares de uma operação, permitindo que os colaboradores trabalhem com os possíveis riscos ...

Segurança

Entenda melhor os benefícios de alugar máquinas pesadas

Sua empresa precisa de novos equipamentos e você está na dúvida se alugá-los é uma boa ideia? Descubra alguns benefícios ...