Pular para o conteúdo
Plataformas

O que se deve levar em conta ao realizar um inventário de estoque?

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

 Um inventário é extremamente importante em empresas que lidam com estoque, pois nesse processo ocorrem a contagem, a verificação e o registro dos produtos armazenados. Assim, ele ajuda a manter um controle preciso das quantidades, identificar perdas e melhorar a gestão financeira.  

Antes de começar o inventário de sua empresa, é interessante saber que existem tipos diferentes desse processo. Há o inventário periódico (realizado em intervalos fixos), o inventário contínuo (feito regularmente, contando apenas uma parte do estoque por vez), o inventário cíclico (focado em categorias específicas de produtos para controle mais detalhado), o inventário geral (que é uma contagem completa de todos os produtos da empresa) e o inventário fiscal (realizado para atender obrigações fiscais e auditorias).

Escolhido o tipo de inventário a ser realizado, é preciso passar por alguns passos. O primeiro deles é o planejamento, com a definição da equipe responsável e do ambiente, organizando, identificando e separando os produtos. Aqui, é interessante categorizar os produtos e identificá-los com códigos de barras, etiquetas ou códigos internos.

Em seguida, é importante fazer a contagem física do estoque, registrando a quantidade de cada item e comparando com o sistema de controle. Nesse momento, é feita também a identificação dos produtos danificados, vencidos ou obsoletos. Então, ao comparar os números físicos com os registros do sistema, é importante identificar diferenças, investigar erros e fazer os ajustes necessários.

Ao final, deve-se gerar relatórios para entender padrões de consumo, perdas e sobras, identificar produtos com pouca saída e tomar decisões estratégicas para compras futuras e prevenção de desperdícios.

No geral, para ter um inventário eficiente, é interessante padronizar a organização do estoque, capacitar sua equipe, realizar auditorias regulares, ter um plano para produtos obsoletos (como fazer promoções, doações ou enviar para reciclagem) e automatizar o processo.

Para isso, o uso de plataformas, especialmente as do tipo tesoura, é ideal, pois oferece mobilidade, segurança e eficiência, sendo ainda uma solução com pouco ruído.

Nesse sentido, conte com a Tradimaq para ter acesso às melhores plataformas do mercado, com soluções de compra e aluguel que atendem às necessidades do seu negócio. Nosso time está pronto para te atender!

Artigos
relacionados

Plataformas

Quais obrigações preciso levar em conta antes de operar plataformas?

Em trabalhos com plataformas aéreas, é preciso que haja muito cuidado em momentos diferentes da operação para que ela ocorra ...

Empilhadeiras

Preciso ter empilhadeiras e plataformas em minha operação?

A utilização combinada de empilhadeiras e plataformas de trabalho aéreo em uma operação requer planejamento detalhado, observação das normas de ...